Povos Sagrados, Terra Sagrada: participe da mobilização global pela justiça climática! ISER

Pessoas e comunidades de fé ao redor do mundo se preparam para realizar, no dia 11 de março, um esforço coletivo para chamar atenção para demandas urgentes relacionadas à justiça climática.

Em 2020, o GreenFaith International, rede multi-religiosa global da qual o ISER faz parte, lançou a declaração Sacred People, Sacred Earth (Povos Sagrados, Terra Sagrada), em diferentes regiões do planeta. O manifesto marcou o início das mobilizações para o dia inter-religioso mundial pela ação climática, na próxima semana.

O que é

Partindo do princípio de que a Terra e todos os seres são sagrados e estão em risco, o GreenFaith vem construindo esse movimento ambiental e climático, em parceria com comunidades de fé de todo o mundo.

Pessoas de fé representam mais de 80% da população mundial. E apesar de as religiões ensinarem a cuidar da Terra e uns dos outros, o mundo está profundamente desequilibrado. Os mais vulneráveis entre nós estão sofrendo, enquanto governos ineficientes ou autoritários, indústrias poluentes e extrativistas e forças culturais e religiosas extremistas colocam nosso planeta em grande risco.

As dez demandas do Sacred People, Sacred Earth

“Estamos construindo um movimento global com várias religiões para enfrentar a crise climática. Sabemos que não é possível esperar que governos e instituições financeiras ajam primeiro e, por isso, temos mobilizado as comunidades de fé a se engajarem nessa missão, alertando as autoridades de cada país para se comprometerem com a justiça climática, por meio das seguintes demandas:
1. Energia 100% renovável para todos
2. Finanças alinhadas a valores de compaixão
3. Trabalho e assistência médica para todos
4. Respeito aos direitos das populações indígenas
5. Acolhimento a refugiados do clima
6. Zero emissões de gases de efeito estufa até 2030
7. Acabar com a profanação do planeta
8. Eliminação da imoralidade no sistema financeiro
9. Contribuições justas pelos países ricos
10. Liderança audaciosa das comunidades de fé”

Assine aqui o manifesto e some sua voz à mobilização global!

Como você e sua comunidade podem participar?

1) Promova uma atividade no dia 11/03, juntando-se, assim, ao calendário de mobilização global. Pode ser uma cerimônia no rito de sua comunidade religiosa, como uma fala ou pregação, um ato silencioso, o som de um sino, chocalho ou tambor, uma prece durante a cerimônia, um informe sobre a emergência climática, uma mobilização virtual, enfim, qualquer atividade que destaque algum dos eixos do manifesto.
2) Compartilhe a ação de sua comunidade religiosa nas redes sociais com imagens, afirmando desafios e compromissos ou cobrando ações do poder público, usando as hashtags #SacredPeopleSacredEarth e #Faiths4Climate

Sacred People, Sacred Earth
Povos Sagrados, Terra Sagrada

Mobilização Global: 11 de março de 2021

Participe!

Organização:

Australian Religious Response to Climate Change
Instituto de Estudos da Religião (ISER – Brasil)
Faith & the Common Good (Canadá)
Alianza Interreligiosa y Espiritual por el Clima (Chile)
GreenFaith India
GreenFaith Indonesia
GreenFaith Kenya
GreenFaith Nigeria, conduzido pelo Nigerian Conservation Foundation
Southern African Faith Communities Environment Institute
Inter-Religious Council of Uganda
Faith for the Climate Network (Reino Unido)
GreenFaith (EUA e coordenação global)
GreenFaith Zambia
GreenFaith Zimbabwe
Fotos: GreenFaith International