Fé pela justiça climática: uma ação global inter-religiosa


O movimento “Fé pela justiça climática: uma ação global interreligiosa”, organizado pela rede Greenfaith Internacional, está acontecendo nos dias 17 e 18 de Outubro, reunindo cerca de 450 ações em 43 países diferentes.

O Fé no Clima se soma a esse movimento com um manifesto simbólico de pessoas de fé para a proteção do clima e convidou parceiros de distintas espiritualidades para alimentar essa corrente que chama atenção para o enfrentamento da crise climática.

Confira aqui abaixo as lideranças religiosas que participaram dessa ação:

Hamangaí Pataxó HãHãHãe: Pertencente ao povo Pataxó HãHãHãe e Terena, articuladora nacional da associação de jovens Engajamundo e comunicadora indigena do Vozes da Floresta . Nasceu e se criou na aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu na Bahia. É estudante de medicina veterinária pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

@burgosrayana

Rayana Burgos: Umbandista, Cientista Política, Gerente de Captação no Instituto AzMina e Coordenadora do Hub do Youth Climate de Pernambuco. Atua com pesquisa e políticas públicas com foco em gênero, raça e clima.

@paulo73s

Paulo Ricardo Sampaio: animador Laudato Si’, membro do Capítulo Rio Grande do Norte do Movimento Laudato Si’, bacharel em Direito, educador social.

Géssica Dias: Assistente Social, Pós-graduada em Fé e Política, Membra do Movimento Renovar Nosso Mundo, Coordenadora do Projeto Rio Limpo, Cidade Saudável (Instituto Solidare). Assessora da Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plummen e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara.

@emersomkk

Monge Emersom Karma Kontchog: É o lama responsável pelo centro budista Palpung Lekpung Nang (https://palpungsp.org). Ordenado como monge em 2013 por Tai Situ Rinpoche, no monastério Palpung Sherab Ling, na Índia, estudou filosofia budista e língua tibetana em comunidades tibetanas nos Himalayas até 2015, realizando depois o tradicional retiro de três anos para lamas.