Dia Internacional dos Povos Indígenas

Desde 1995, o dia 09 de agosto é marcado como “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e chama atenção para a garantia de direitos aos povos indígenas de todo o planeta. Posteriormente, em 2006, foi elaborada e aprovada na Assembleia Geral da ONU a declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Segundo o relatório “Governança florestal por povos indígenas e tribais” da ONU, apesar de os territórios indígenas cobrirem 28% da Bacia Amazônica, eles geraram apenas 2,6% das emissões de carbono relacionadas à destruição das florestas na região. Além de olharmos para a proteção das florestas, é fundamental também fortalecer a proteção dos povos indígenas, que estão cada vez mais em risco em um momento em que a política ambiental chega a um ponto crítico.

É nítido que os povos indígenas sempre foram os maiores guardiões das florestas e atores fundamentais para enfrentar a crise climática. Por isso, destacamos e reverenciamos aqui quatro lideranças que, junto aos seus povos, lutam pela defesa dos seus direitos e das florestas ancestrais tão importantes para o clima do planeta.